30.5.08

Produzindo com os adultos do EJA

Há alguns dias fiz uma atividade com a turma de 1º período do EJA-Educação de Jovens e Adultos, que gosto muito de realizar com as crianças e o resultado foi bem semelhante. Apresentei à turma uma caixa contendo alguns objetos e sem que visualizassem seu interior foram pegando aleatoriamente alguns.Como tínhamos poucas pessoas naquela noite os objetos também foram em pequeno número e os seguintes: um leão e uma professora de bonecos plásticos,uma imagem de Nª Sª Aparecida,uma vela, uma concha do mar,um remédio e um sapo de cerâmica. Com os objetos à mão e na ordem que foram pegos convidei-os a criarem uma história. Acharam a idéia muito difícil no primeiro momento mas com esforço e dedicação construíram essa: Certo dia um leão chamado João Pedro estava fazendo uma batucada para alegrar as pessoas numa festa. Enquanto isso a professora Fabíola está se arrumando para ir à festa com seu namorado que foi buscá-la de barco. Ele contou a ela que não conseguiu pescar naquele dia e que os pescadores acharam uma imagem de Nª Sª. Aparecida no mar. Fizeram uma capelinha e acenderam uma vela pra ela. Mas João, este era o nome do noivo de Fabíola trouxe um presente, uma linda concha do mar com um som maravilhoso que Fabíola adorou. Chegaram à festa que estava muito animada com todos sambando. De repente dançando muito a professora Fabíola machucou o pé, mas João que era médico logo pegou sua maleta de primeiros socorros onde tinha todo o medicamento necessário para cuidar do machucado. Mais tarde, eis que chega o Manoel que é um sapo bagunceiro que pulou nas pessoas, atrapalhou a festa e todos foram embora deixando o local abandonado. Após a atividade também fizeram desenhos relatico a história. É difícil para essas senhoras e senhores, alguns que inclusive não passaram pela escola quando crianças, criarem no contexto escolar, mas devemos aproveitar a experiência de vida que têm e inspirar-nos em Paulo Freire para realizar um trabalho que por mínimo que seja possa colaborar com elas para que se sintam dignas e passem a ser seres pensantes nesta sociedade que tanto preza ainda a ignorância e mediocridade. Vale a pena nosso trabalho que está acima de toda e qualquer dificuldade e impecilhos.

27.5.08

Os aniversariantes de maio de 2008


Educação de Jovens e Adultos - 1º período
Dia 16 = Luzia do Carmo Rodrigues Cardoso

Ensino Fundamental
3º ano
Dia 1º = Priscila Rodrigues da Cruz
Dia 06 = Lucas Gonçalves Costa Lopes
Dia 11 = Andressa Aparecida Lanes Silva Brasilício

4º ano
Dia 08 = Larissa Lacerda de Araújo
Dia 12 = Naiane Rocha Rodrigues
Dia 20 = Wilker Vieira Farias da Silva

5º ano
Dia 06 = Jordana Inácio de Oliveira
Dia 24 = Taís de Souza Santos Eleutério

PARABÉNS A ESSA TURMA HOJE E SEMPRE!

26.5.08

Arte virtual


Numa aula no laboratório digital, os meninos Ivo e Bruno realizaram este trabalho usando o PowerPoint.

21.5.08

Final do Soletrando na E.M.Enedina Prata


A turma do 5º ano da manhã concluiu o Soletrando na escola. Depois de muito estudar as crianças se reuniram para ver quem seria o vencedor ou vencedora na atividade.
Os finalistas foram:
Jonathan Silva de Almeida
Milena do Carmo Regaz e
Tais de Souza Santos Eleutério,
na ordem da foto.

Aqui podemos observar a atenção e concentração dos colegas.



Fez parte do juri as professoras da foto, Maísa e Maria de Lourdes nas laterais e a pedagoga Denize ao centro. Foram momentos tensos e a professora Maria Lúcia observava tudo com atenção.



Finalmente... a vencedora foi Milena do Carmo Regaz aqui ao lado da professora Cristina Rodrigues Torres organizadora da atividade e também com seu presente.