20.11.08

A história de Deméter

Para conversar com as crianças sobre a primavera, inspirei-me na mitologia grega e narrei para elas a história de Deméter e Perséfone, deusas da colheita e da fertilidade respectivamente, que na mitologia explica as estações do ano e é mais ou menos assim: Viviam Deméter e sua filha Perséfone tranqüilamente no Olímpo, morada dos deuses, cuidando para que os agricultores ao semearem suas sementes, encontrassem uma terra fértil para produzir alimentos. A população alimentava-se fartamente com o auxílio das deusas até que certo dia Perséfone desapareceu. Sua mãe Deméter desesperada procurou pela filha por todos os lugares porém em vão. Pediu ajuda a Zeus para encontrar Perséfone, mas ele disse nada saber sobre o assunto. Na verdade Perséfone havia sido raptada por Hades, deus das regiões infernais, que apaixonado por ela desposou-a. Os meses se passaram e Perséfone não aparecia; foi quando Deméter resolveu abandonar tudo e sair pelo mundo a procura de sua filha. Viajou por várias cidades sem encontrá-la. Ao chegar na cidade de Elêusis, foi recebida com carinho e atenção, o que fez com que alí ficasse por mais tempo e ensinasse à população seus conhecimentos sobre os mistérios da vida e da morte, da arte de produzir e conservar os alimentos. A terra abandonada pela mãe e a filha, ficou sem condições de plantio e colheita e não produzia mais alimentos. Então a fome tomou conta de toda a Grécia e Zeus preocupado com a situação dos mortais procurou Hades e convenceu-o a permitir que Perséfone passasse o outono e o inverno nos infernos e regressasse para junto da mãe na primavera. Assim aconteceu e Deméter feliz com o retorno da filha trouxe flores brilhantes à terra e abundância de alimentos aos mortais. Porém o inverno chegando, Perséfone tinha que voltar para junto do marido e a saudade de Deméter impedia a terra de produzir fartamente os alimentos. Assim acontecia sempre e a população comemorava as estações do ano com festas e oferendas às deusas para que nunca faltasse alimento. Ao fim da história as crianças produziram desenhos no Paint. Este foi criado por Débora Ferancini do 5º ano.

12.11.08

Homenagem aos professores da escola

Para homenagear os professores da E.M. Enedina Prata pelo dia do professor, a direção optou por um jantar. Na oportunidade também foram homenageados os funcionários da alimentação e manuntenção da escola. Na foto abaixo vemos as professoras Rosângela, a loira, Cristiana, de blusa lilás e Maria de Lourdes, de blusa preta. O trio saboreando a deliciosa refeição a nós oferecida. Carla animadíssima foi a primeira da fila. Também havia karaoquê e eu que adoooooooro cantar nessas oportunidades não resisti. Em algumas canções fiz dupla com a Denise. Nos divertimos muito e divertimos nossos colegas com nossas vozes desafinadíssimas. Ao fim do jantar ganhamos presentes, lindas blusas bordadas pela própria Denise acompanhadas de significativa mensagem sobre nosso papel na sociedade. Agradecemos à diretora Paula, à vice Luciana e à supervisora Denise que prepararam tudo carinhosamente.

7.11.08

Assim Nasce um Escritor

Anualmente a Secretaria Muncipal de Educação de Cataguases, edita o livro Assim Nasce um Escritor, projeto idealizado pelo político Galba Rodrigues Ferraz quando vereador e transformado na lei 2731/97. A obra reúne textos de estudantes do 1º grau e Ensino Médio das escolas municipais, estaduais e particulares de Cataguases. O volume de 2008 apresenta textos de dois estudantes da E.M.Enedina Prata a seguir: Auto-retrato Meu nome é Manoel Luzia Oliveira, tenho 59 anos muito bem vividos, sou alto, negro e peso 80 quilos. Sou casado e minha esposa é muito especial, da nossa união tivemos 5 filhos, mas Deus nos levou uma filha. Sou feliz, por existir e poder conviver com os meus 10 netos e 2 bisnetos, que são as maravihas da minha vida. Minha família é só alegria, pois no bairro Paraíso onde moro há muitos anos, todos gostam e respeitam a minha pessoa, assim como eu os respeito, me dou muito bem com todos os meus vizinhos. Tenho orgulho de ter voltado a estudar, pois através da EJA minha vida mudou, hoje sou outra pessoa, sei ler, escrever e aprendi a falar melhor. Só tenho a agradecer ao corpo docente desta escola e aos meu amigos de classe. Somos como uma segunda famíia, um ajudando o outro. Essa é a razão da minha vida! Manoel Luzia Oliveira 3ºPeríodo - 1ºSegmento - EJA Professora Lúcia Maria Paixão de Resende Mundo Ideal Minha vida é muito especial, porque sou uma menina feliz e acredito que o mundo ainda tem jeito. Tenho muitos amigos e uma família muito legal, adoro meus pais e meus irmãos. Amo brincar, pular, sorrir e dançar... Gosto de aproveitar cada instante da minha vida, pois sei que o tempo não volta e cada dia vou crescendo e deixando de ser criança para me tornar adulta. Gosto do mundo do jeito que ele é, pena que existam pessoas tão más que prejudicam os outros, a si próprias e também a natureza. Gostaria de um dia viver num mundo ideal, onde todos seriam considerados iguais não só perante Deus, mas também perante aos seres humanos. Alice uma Martins 4º ano - Ensino Fundamental Professora Luciana Ferreira Dias Sodré

6.11.08

Oficina de artes

A professora Alvina está responsável pela oficina de artes no período da tarde na escola. Vemos aqui dois resultados de atividades realizadas com as crianças: 1- Dobradura dando origem a um peixe que foi colorida ao final. 2- Após recortarem papéis, elas fizeram colagens criando imagens que representam momentos de suas vidas diárias. A arte desenvolve potenciais latentes. É só investir.