29.5.09

Diga sim à vida

TODOS NÓS QUANDO TEMOS DIFICULDADES DE ENCARAR OS PROBLEMAS, UTILIZAMOS JUSTIFICATIVAS QUE PARECEM RAZOÁVEIS, MAS QUE SÃO NA VERDADE, MULETAS PARA NÃO ENFRENTAR OS PROBLEMAS. Regina Andrade Monteiro Lacerda - Psicopedagoga - PROVIDA Ontem recebemos a visita da Regina que fez uma oficina de idéias com a turma do 5ºano da professora Giane Alves. O trabalho faz parte da campanha de valorização da vida dizendo não às drogas, que é desenvolvido pelo Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação nas escolas de Cataguases. Na oficina Regina conduziu a conversa com os estudantes de maneira a observarem os nossos valores tendo por base a FAMÍLIA. Refletiram sobre as oportunidades que a sociedade oferece aos jovens de entrarem no caminho dos vícios e a necessidade de que se fortaleçam para dizerem não. Os estudantes se sentiram muito a vontade com Regina que conseguiu a participação animada de todos. Ao final Regina recebeu um cartão de agradecimento em nome da escola, das mãos de Ana Luiza Sodré. Obrigada Regina.

Valorizando a VIDA

Projeto: Leitura. Meio Ambiente e Cidadania Reunimos nossas crianças para refletirmos sobre a vida no planeta Terra. Preparei imagens em PowerPoint onde pudemos analisar as ações do ser humano nos diversos seguimentos da sociedade, ações essas que estão desequilibrando a vida na Terra. Puderam neste momento refletir sobre comportamentos de cada um de nós, em nossos lares, escola, que de forma menor, também cooperam para a destruição da vida nos aspectos social e moral. A participação e atenção das crianças foi muito positiva para a boa realização da atividade que serviu de abertura à realização do projeto Leitura, Meio Ambiente e Cidadania, proposto pelo PROLER às escolas de Cataguases.

18.5.09

Programa de Valorização da Vida

A Escola Municipal Enedina Prata está participando do Programa de Valorização da Vida desenvolvido através da Secretaria Municipal de Serviço Social de Cataguases. As reuniões acontecem mensalmente na DOCTUM. Nesses encontros cada escola envia seu representante que é o intermediário entre as ações do programa e a escola. Nesta foto a coordenadora Marilza em nossa última reunião num momento de reflexão sobre as ações a serem desenvolvidas por nós - GRUPO ATITUDE. O programa tem por objetivo incentivar crianças e jovens a valorizar a vida através da arte, literatura, dança,enfim todos os caminhos, ficando assim fortalecidos para dizerem não às drogas e à violência quando em suas vidas essas oportunidades surgirem. Para saber das atividades desenvolvidas pelas escolas que fazem parte do programa visite o blog: http://cataguasesprovida.blogspot.com

13.5.09

Votem num personagem para a E.M.Enedina Prata

Ao aprendermos fazendo uso de histórias em quadrinhos, falou-se na idéia de criarmos um personagem para nossa escola; assim mãos a obra. Cada estudante do 1º ao 5º ano criou seu personagem inspirado no dia a dia da escola. Fizemos uma seleção e foi difícil. Estes foram os personagens mais em acordo com a vida escolar. Um computador Um lápis Uma borracha Um livro Faremos uma eleição nesta semana para escolher aquele que será nosso mascote. Qual será o personagem eleito????????????????????? Tcham...tcham...tcham...

8.5.09

Crianças produzindo tirinhas no Word

Esta semana trabalhei com algumas crianças de 2º ano utilizando tirinhas da Turma da Mônica. Elas leram e interpretaram os fatos e ao final deveriam produzir uma tirinha utilizando ferramentas do Word. Esta é a estudante Maria Eduarda Gomes da Silva. Maria Eduarda é muito serena; observou com atenção a utilização de cada ferramenta e produziu essa tela tão bem feita. Foi a primeira vez que trabalhei com essa turma o uso de algumas ferramentas no Word e foi muito bom o resultado.

7.5.09

A professora Ângela Lúcia Simões da Silva do 4º ano,trabalhando no Programa de Educação Patrimonial, vem realizando atividades valiosas com seus estudantes. Iniciou com a valorização do próprio corpo, passando pela compreensão de que cada um é uma indiviualidade na sociedade da qual faz parte. Para tanto confeccionou com as crianças carteiras de identidade. Essas carteiras também serão utilizadas no dia da votação do mascote da escola que acontecerá na próxima semana como parte do Projeto Aprendendo com Hqs que estou desenvolvendo no Laboratório Digital Navegando para o Futuro. Parabéns professora Ãngela pelo trabalho tão significativo que instiga a valorização do Eu, para ser possível valorizar nosso patrimônio cultural que é Cataguases.

4.5.09

Hora cívica do mês de abril

Na última quinta-feira realizamos hora cívica lembrando datas significativas do referido mês; naquela data iniciamos o projeto Patrimônio em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o projeto LEITURA, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA. A professora Carla na Oficina de teatro preparou uma bonita apresentação de dança africana lembrando nossas raízes e iniciando o Projeto PATRIMÔNIO. Crianças do 2º ano enfeitadas com penas cantaram músicas lembrando nossos índios. O 5º ano com a professora Giane apresentou um jogral com o tema Planeta Azul ao som de música de Chitãozinho e Xororó trabalhando projeto LEITURA, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA. A supervisora Marilda Matias fazendo abertura do momento cívico.