24.6.09

Cataguases - museu a céu aberto

Ví este slogan num adesivo dia desses e amei pois é verdade, nossa cidade é um museu em parte natural, em parte criada por artistas hoje famosos que passaram por nossa cidade deixando obras de beleza incontestável. Na semana passada fizemos um passeio como parte do projeto Patrimônio; estava em nosso roteiro o Educandário Dom Sivério, a Igreja Santa Rita e a praça do mesmo nome, a Câmara Municipal, a Prefeitura Municipal, a Praça Rui Barbosa, a Praça Dona Catarina e o Horto Florestal. Esta é uma das placas que encontramos pela cidade informando que este é um bem tombado.Ela está ao lado da prefeitura. Educanário Dom Silvério: além de um prédio bonito com atividades educativas é também um memorial com grandioso acervo de objetos e documentos que contam a história da Igreja Católica em Cataguases. As crianças e professores nas escadas da Prefeitura Municipal. Visitando o Centro Cultural Humberto Mauro as crianças aprenderam sobre a importância deste cineasta para o cinema brasileiro e a participação de Cataguases no mundo cinematográfico. Vale a pena conhecer o espaço aberto ao público diariamente em horário comercial. Aqui a famosa praça D. Catarina, antiga residência de senhora do mesmo nome. Catarina fez parte da história cultural e política de nossa cidade em épocas passadas, embora não fosse cataguasense. Sua residência antes palco de saraus e debates políticos, atualmente um espaço cultural em pleno centro da cidade, onde convivem traseuntes, vendedores, aposentados jogando cartas, obras de arte em meio a árvores e lago do antigo quintal de dona Catarina. O passeio cultural foi encerrado no Horto Florestal. Com o auxílio dos estudantes e estagiários Patrícia e Tiago, fizemos uma visita fantástica onde conhecemos árvores da nossa Mata Atlântica e de outras matas; trilhas muito legais com fotos da região quando ainda era fazenda de café na década de 20; dinâmicas interessantes para as crianças sentirem e ouvirem a natureza com seus sons encantadores; tudo com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da cultura de amor e respeito a vida e a natureza da qual fazemos parte neste planeta. Este trabalho super legal se deve à educadora Virgínia, atualmente na Secretaria Municipal de Cultura desenvolvendo com educadores e educandos o projeto Patrimônio. Parabéns Virgínia a você e sua equipe, pelo belo trabalho que tenho certeza ficará na lembrança de todos que participarem bem como, abrirá novas perspectivas para crianças e jovens, que compreenderão e saberão viver neste museu a céu aberto que é Cataguases.

18.6.09

Festa no Arraiá Enedina Prata

A festa começou com um bingo de 22 prendas cantado pelo Sr. Idimar Vilela. O professor Juninho que trabalha na Oficina do Coral fez uma apresentação bonita com a participação de muitas crianças. AS DANÇAS: O CASAMENTO Os estudantes Wilker e Thalia do 5º ano, representaram os noivos dessa divertia festa. A QUADRILHA Todas as crianças participaram com muita animação desta festa que revive hábitos antigos do mineiro do interior que gosta de caldos e tínhamos na festa o caldo de pinto que acabou todinho. Tínhamos canjica bem quentinha que aqueceu adultos e crianças; vejam a bela foto do garoto Dannyel saboreando seu copo de canjica. Também tivemos a barraca da pescaria que não pode faltar para alegria da meninada assim como a da pechincha para alegria dos adultos. Foi muito boa toda a festa com a participação da comunidade escolar que nada deixou sobrar dos salgados e doces oferecidos. A direção da escola agradece a todos que colaboraram com mais este evento. Mundo dos Recados


MundodosRecados.com.br - Recados Animados e Gifs com Glitter!

15.6.09

Horta da escola Enedina Prata

Novamente a horta da escola cuidada com carinho pelo Geraldo e o Januário, já mostra seus resultados. Nessas fotos desejei focar a beleza sutil de folhas, brotos, talos, terra, aspectos que não observamos no dia a dia e que nos faz inclinar a cabeça e reverenciar a natureza que com harmonia pulsa em cada detalhe dentro e fora de nós. Ave Vida!!!!!!!!!!!!!!!!

5.6.09

Mascote da E.M.Enedina Prata

O vencedor da eleição para um mascote da nossa escola foi O LIVRO. Ele é de autoria da Larissa Quênia do 5º ano. O personagem será usado na divulgação de eventos e atividades da escola. Crianças do 1º ano votando. Uma equipe de estudantes do 5º ano trabalhou ao meu lado em todo o processo da eleição.Tivemos presidente, mesários e secretários. Crianças, adorei a experiência. Agora usem nosso mascote em todos os momentos, dando recados, brincando, estudando, criando histórias, etc. Só falta uma coisa: Como ele se chama? Será necessário outra eleição? A Larissa Quenia é quem definirá? Estou aguardado.