28.8.09

Literatura folclórica

As aulas de literatura do 2º ao 5º anos estão sob a responsabilidade da professora Maria de Lourdes Rossi Soares. Nestas duas últimas semanas desenvolveu com os estudantes algumas atividades literárias utilizando o imaginário popular resgatando textos do nosso folclore, parlendas e brincadeiras. Segue alguns resultados dessas ativiades. Nossa escola está toda enfeitada com atividades artísticas realizadas pelos estudantes e seus professores envolvendo nosso folclore.

27.8.09

Oficina de dança

A professora responsável pela oficina de dança é a Jussara Matias de Souza. Nestas fotos ela está trabalhando com algumas crianças do 2º ano. Estão criando uma coreografia animada para a música "Anjo" da Keliki. Enquanto se divertem Jussara desenvolve com a turma a concentração, coordenação motora, atenção, agilidade,memorização dentre outras. Daqui a pouco teremos alguma bela apresentação com certeza. Sucessos garotada!

21.8.09

Homenageando a supervisora escolar

Amanhã, 22 de agosto é dia do supervisor escolar e hoje homenageamos nossa pedagoga Marilda Matias com músicas, cartazes e poesias que a deixaram bastante emocionada. Na foto acima o 2º ano da professora Maria Lúcia fez um acróstico com corações coloridos e qualidades próprias da Marilda. A estudante Talia oferecendo um dos muitos cartões que Marilda recebeu. Este foi sem dúvida o momento mais emocionante, quando ao som da música Obra prima duas meninas lhe ofereceram cartazes com fotos de Marilda na infância. Esta homenagem arrancou-lhe lágrimas como podemos ver seu rosto emocionado. Como diz a música Versos Simples de Chimarruts "Te trago os meus versos simples mas que fiz de coração", esta também foi uma homenagem símples mas de coração. Parabéns Marilda.

20.8.09

Aprendendo Maculelê

A oficina de capoeira é de responsabilidade do professor Tico Preto sendo um trabalho que agrada muito os estudantes. Agora ele tem ensinado a dança MACULELÊ e pretende fazer uma apresentação ainda este ano. Maculelê é uma dança de origem afro-indígena; acontecia segundo alguns pesquisadores nos canaviais quando os negros lá trabalhavam. Brincavam com os cepos das canas no meio do canavial enquanto cantavam músicas nos dialetos africanos para que os feitores não entendessem que lastimavam pelos sofrimentos recebidos. A característica principal da dança são as batidas dos porretes uns contra os outros ao som de batida forte de atabaque. Atualmente a dança do maculelê é apresentada por grupos de capoeira em formaturas, encontros, batizados, etc. Podem usar porretes de pau ou facões.

17.8.09

Na oficina de arte, a professora Carla Carrara elaborou uma atividade criativa e lúdica que caiu no agrado dos estudantes. Ela entregou a cada um folha com metade de uma imagem colada; em seguida o autor do trabalho deveria completar a imagem através de desenho como mostro abaixo: Nesta atividade Carla trabalhou geometria, cálculos matemáticos,combinação de cores, proporcionalidade. Brincando realizaram uma atividade bonita adquirindo conhecimentos. Parabéns professora Carla pelos constantes trabalhos bem elaborados junto a nossas crianças.

14.8.09

Enquanto nossas crianças não retornavam às aulas, a professora de artes Valéria Benini não perdeu tempo. Convidou as merendeiras e produziram algumas peças interessantes. Com isso Valéria treinou algumas atividades que deverá realizar com os estudantes neste mês de agosto. A atividade foi feita com alegria e empolgação, assim as horas passaram rapidinha já que estávamos sem crianças. Ótima idéia Valéria.