15.12.06

Ainda em setembro

Na versão 2006 de "Assim Nasce um Escritor", livro anualmente lançado pela Secretaria Municipal de Educação, encontramos um texto de GUILHERME LÁZARO SILVANO ROSA, estudante desta escola com a professora Luciana Sodré na 3ªsérie.
A Lição
Na floresta havia um macaco muito levado que se chamava Joaquim. Joaquim era muito amigo do tucano João. Eles viviam aprontando traquinagens. Eram os mais atentados da floresta. Tampavam o buraco que o tatu cavava, arrancavam o arbusto onde a onça se escondia, derrubavam os ninhos dos passarinhos...
Um dia, os animais da floresta revoltados com a situação se reuniram e resolveram dar uma lição nos malandrinhos.
Quando a noite chegou, cada animal que queria se vingar arrumou um lugarzinho para se esconder e colocar em prática o plano arquitetado.
O peixe fez um barulho estranho e deixou os dois malandros ressabiados, logo em seguida a onça deu um urro tão forte de estremecer os ossos e para finalizar o tatu deu um galope entre as folhas secas fazendo um barulhão. Coitados! Ficaram tão espantados que nem viram a onça se aproximar de mansinho e empurrar os dois, que caíram dentro do rio.
O plano havia dado certo, mas só quando saíam ensopados de dentro da água, tremendo de frio é que os dois se deram conta de como estavam agindo errado nos últimos tempos. Muito envergonhados pediram desculpas e disseram ter aprendido a lição. A paz retornou a floresta e mais uma vez a amizade se fez mais forte.
Esse menino promete!

Nenhum comentário: