20.11.08
A história de Deméter
Para conversar com as crianças sobre a primavera, inspirei-me na mitologia grega e narrei para elas a história de Deméter e Perséfone, deusas da colheita e da fertilidade respectivamente, que na mitologia explica as estações do ano e é mais ou menos assim:
Viviam Deméter e sua filha Perséfone tranqüilamente no Olímpo, morada dos deuses, cuidando para que os agricultores ao semearem suas sementes, encontrassem uma terra fértil para produzir alimentos. A população alimentava-se fartamente com o auxílio das deusas até que certo dia Perséfone desapareceu.
Sua mãe Deméter desesperada procurou pela filha por todos os lugares porém em vão. Pediu ajuda a Zeus para encontrar Perséfone, mas ele disse nada saber sobre o assunto.
Na verdade Perséfone havia sido raptada por Hades, deus das regiões infernais, que apaixonado por ela desposou-a.
Os meses se passaram e Perséfone não aparecia; foi quando Deméter resolveu abandonar tudo e sair pelo mundo a procura de sua filha.
Viajou por várias cidades sem encontrá-la. Ao chegar na cidade de Elêusis, foi recebida com carinho e atenção, o que fez com que alí ficasse por mais tempo e ensinasse à população seus conhecimentos sobre os mistérios da vida e da morte, da arte de produzir e conservar os alimentos.
A terra abandonada pela mãe e a filha, ficou sem condições de plantio e colheita e não produzia mais alimentos. Então a fome tomou conta de toda a Grécia e Zeus preocupado com a situação dos mortais procurou Hades e convenceu-o a permitir que Perséfone passasse o outono e o inverno nos infernos e regressasse para junto da mãe na primavera.
Assim aconteceu e Deméter feliz com o retorno da filha trouxe flores brilhantes à terra e abundância de alimentos aos mortais. Porém o inverno chegando, Perséfone tinha que voltar para junto do marido e a saudade de Deméter impedia a terra de produzir fartamente os alimentos.
Assim acontecia sempre e a população comemorava as estações do ano com festas e oferendas às deusas para que nunca faltasse alimento.
Ao fim da história as crianças produziram desenhos no Paint. Este foi criado por Débora Ferancini do 5º ano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário